Mudanças entre as edições de "Padrões de Desenvolvimento"
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Edição das 15h38min de 11 de setembro de 2020
Esta seção descreve as melhores práticas, ferramentas e orientações que são adotadas pela equipe de desenvolvimento do sistema Redome.
Índice
- 1 Contrato Social da Equipe
- 2 Padrões
- 3 Arquitetura do Sistema:
- 4 Mapeamento das Permissões dos Perfis
- 5 Dicionário de Dados
- 6 Ferramentas & Frameworks para:
- 7 Orientações para:
- 7.1 Configurar o ambiente de desenvolvimento
- 7.2 Controlar as mudanças feitas no código (GIT)
- 7.3 Realizar a revisão do código-fonte
- 7.4 Organizar a estrutura do código-fonte
- 7.5 Efetuar correções de bugs em produção/homologação
- 7.6 Como acessar o Build Pipeline
- 7.7 Configurar container Kubernete da Wiki Redome
Contrato Social da Equipe
O contrato social é um acordo feito entre os membros da equipe de desenvolvimento do sistema Redome e tem a função de destabelecer boas práticas para o dia-a-dia de trabalho. As diretrizes a seguir foram redijidas com os membros da equipe de desenvolvimento, e não representa uma obrigação, mas um comprometimento informal entre o time.
Cerimônias
- A daily scrum meeting conta com a presença de todo o Dev Team com 15 minutos de duração com o objetivo de compartilhar o trabalho e identificação de impedimentos
- Assegurar que todas as reuniões tenham uma agenda e que as ações sejam registradas
- Se você não puder participar ou precisar sair mais cedo de uma reunião, notifique a equipe antes
- Venha preparado para reuniões
- Seja pontual ( as reuniões começam no horário agendado independente da presença de todos )
Fluxo de Trabalho
- Se receber/pegar um trabalho, apropriar-se dele e mantê-lo atualizado
- Se você acha que precisa trabalhar até tarde para fazer o trabalho, acordar com o Scrum Master/GC
Comunicação
- Avise para o scrum master de forma imediata caso tenha um problema
- Respeitar um ao outro e compreender as diferenças de conhecimento
- Demonstrar respeito tanto com palavras quanto atitudes
- Todos os documentos da equipe devem ser compartilhados
- Não há perguntas tolas, se você não entender, pergunte
- Não faça inferências, pergunte
- Concentre-se nos aspectos positivos
- Respeitar quando outra pessoa do time estiver falando
Padrões
Banco de Dados
Padronização de nomenclatura de estrutura de dados e diretrizes para a criação de qualquer objeto no banco de dados tal como tabelas, colunas, chaves primárias, estrangeiras, índices, dentre outros.
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Codificação
Convenções de codificação para o desenvolvimento do backend (Java) e frontend (Angular) do sistema Redome. Esse padrão define as regras de como o código-fonte deve ser escrito.
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Documentação
Diretrizes para documentar o código-fonte de modo a explicar O QUE faz cada classe e método do sistema Redome. A documentação não pretende explicar COMO cada método faz o que faz, porque o desenvolvedor interessado nesse assunto deve ser capaz de ler o código-fonte.
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Testes Unitários
Padrão para escrever os testes unitários automatizados e orientação para utilização da técnica de desenvolvimento dirigido por testes (TDD).
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Arquitetura do Sistema:
Este seção detalha as diretrizes de arquitetura que nortearam o desenvolvimento do sistema e aprenta a visão geral da arquitetura da solução do Projeto de Modernização do Redome, expondo as perspectivas funcionais e não funcionais relacionadas à solução.
A arquitetura de sistemas é responsável por conceituar e representar os componentes de software, suas propriedades externas e relacionamentos, bem como os direcionadores que justificam sua existência dentro da solução proposta.
Visão Geral
Esta seção descreve o contexto do projeto, os processos de negócio envolvidos e detalha como o sistema computacional está organizado em termos de seus componentes de software.
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Requisitos não funcionais
Os Requerimentos não funcionais remetem a aspectos que, embora não afetem diretamente as funcionalidades do sistema sob a ótica de negócio dos usuários, pode ter um profundo efeito na forma como o sistema é aceito pelos usuários e pessoas que dão suporte ao sistema.
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Princípios de Arquitetura
Nesta seção estão descritos os princípios de arquitetura para o sistema computacional objeto deste projeto. Tais princípios são definições de alto nível de valores fundamentais, regras gerais e diretrizes que orientam o processo de tomada de decisões técnicas, servindo de base para a arquitetura e desenvolvimento deste sistema.
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Modelo Operacional
O modelo operacional tem por objetivo definir e documentar a forma como os componentes do sistema serão desenvolvidos e distribuídos em nós, junto com as conexões necessárias para suportar as interações requeridas por estes, de forma a atender os requerimentos funcionais e não funcionais da solução, considerando as restrições de tecnologia.
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Decisões de Arquitetura
Esta seção reune e apresentar as decisões arquiteturais relacionadas ao projeto, detalhando as razões e justificativas que motivaram cada decisão.
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Mapeamento das Permissões dos Perfis
[ Permissões ]
Dicionário de Dados
Ferramentas & Frameworks para:
A seguir estão detalhadas as ferramentas utilizadas no processo de desenvolvimento do sistema Redome.
Realizar Teste de Software
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