Mudanças entre as edições de "Cadastrar Paciente"

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O Cadastro de Paciente é realizado pelo médico para que o paciente possa iniciar uma busca de compatibilidade para realização do transplante. O cadastro  
+
Esta opção permite ao médico cadastrar um novo paciente. Este cadastro está distribuído em sete telas que chamamos aqui de etapas.
é composto de 7 etapas conforme abaixo dividido.  
 
  
O item 8 diz respeito a uma funcionalidade do sistema de recuperar o rascunho do último paciente entrado pelo usuário (Médico) porém não salvo. O sistema neste caso permite recuperar o rascunho dos dados entrados ou decartar os dados para novo cadastro de paciente.
+
Ainda nesta opção é possível recuperar os dados da última tentativa de cadastro de paciente não salvo. Ou seja, se por algum motivo foi necessário sair deste cadastro sem finalizar todas as etapas e salvar, ao entrar novamente nesta opção o sistema permitirá recuperar os dados digitados.
  
  
 +
= '''Etapas do Cadastro de Paciente''' =
 +
== '''Etapa 1 - Identificação''' ==
  
= '''Cadastrar Dados de Identificação do Paciente  ''' =
+
Nesta etapa devem ser informados os dados de identificação do novo paciente como mostra a imagem abaixo.
  
{| class="wikitable"
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa1.png|700px|center|nenhum|link=]]
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar Dados de Identificação do Paciente
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar dados de identificação de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
 
 
• '''A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 1 no total de 7 etapas), entrar com os dados de identificação do novo paciente'''
 
 
 
[[Arquivo:Cadastro-1de7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
  
• Data de Nascimento:  a data deve ser anterior à data atual
+
A "Data de Nascimento" deve ser anterior à data atual;
  
• CPF ou SUS/CNS (Carteira Nacional de Saúde): Pelo menos 1 deles deve ser preenchido caso paciente com mais de 18 anos. Se o paciente for menor de 18 anos e não tiver preenchido CPF ou SUS/CNS, deverá ser preenchido dados do responsável
+
O "CPF" ou "CNS" (Carteira Nacional de Saúde) deve ser preenchido para os pacientes com mais de 18 anos. Para os pacientes menores de 18 anos que não possuem nenhuma das duas informações, serão solicitadas as informações do responsável;
  
Obs: será verificado se o paciente já tem CPF cadastrado anteriormente
+
• O "Nome do Paciente" deve ser informado sem abreviaturas, sem algarismos e sempre em caixa alta. O sistema aceita acentuação;
  
• Nome do Paciente: texto sem abreviaturas, sem algarismos e sempre em caixa alta. O sistema aceita acentuação
+
O "Nome da Mãe" é de preenchimento obrigatório quando o paciente for menor de 18 anos e não possuir CPF e CNS. Caso não tenha esta informação deverá ser marcado o próximo campo indicando que a mãe é desconhecida;
  
Nome da Mãe:  obrigatório o preenchimento. Caso não se tenha esta informação deverá ser marcado o próximo campo indicando que mãe é inexistente
+
O campo "Mãe Desconhecida" deve ser marcado caso não se tenha informação sobre o nome da mãe do paciente;
  
Mae Inexistente: Marcado caso não se tenha informação sobre o nome da mãe do paciente
+
Os campos "CPF do Responsável", "Nome do Responsável" e "Parentesco" são obrigatórios para pacientes menores de 18 anos que não possuem CPF e CNS.
  
• CPF do Responsável, Nome do Responsável e Parentesco: obrigatório caso o paciente tenha menos de 18 anos e o CPF ou CNS/SUS não tiver sido preenchido
 
  
 +
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("DADOS PESSOAIS”).
  
'''O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "DADOS PESSOAIS” , validando esta etapa e passando para próxima etapa
 
'''
 
  
 +
== '''Etapa 2 - Dados Pessoais''' ==
  
 +
Nesta etapa devem ser informados os dados pessoais do novo paciente como mostra a imagem abaixo.
  
 
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa2.png|700px|center|nenhum|link=]]
= '''Cadastrar Dados Pessoais do Paciente    ''' =
 
 
 
{| class="wikitable"
 
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar Dados Pessoais do Paciente 
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar dados pessoais de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
 
 
• '''A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 2 no total de 7 etapas), entrar com os dados pessoais do novo paciente'''
 
 
 
 
 
[[Arquivo:Cadastro-2de7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
  
• Sexo: Sexo biológico do paciente para fins médicos (masculino/feminino)
+
O campo "Sexo" deve ser preenchido com o sexo biológico do paciente para fins médicos (masculino/feminino);
 
 
• Nacionalidade: o valor padrão é “Brasil”
 
  
Naturalidade: obrigatório caso o campo anterior (Nacionalidade) seja “Brasil”
+
No campo "Nacionalidade" o valor padrão é “Brasil” porém pode ser alterado;
  
ABO: Tipo sanguíneo do paciente (A-, B-, AB-, O-, A+, B+, AB+, O+)
+
• A "Naturalidade" é obrigatória para os pacientes cuja "Nacionalidade" é "Brasil";
  
Raça: Raça do paciente baseado no IBGE (Branca, Preta, Parda, Indígena, Amarela)
+
No campo "ABO" deve ser informado o tipo sanguíneo do paciente (A-, B-, AB-, O-, A+, B+, AB+, O+);
  
Etnia: Etnia do paciente. É obrigatório caso a raça (campo anterior) seja “Indígena”
+
A "Raça" do paciente deve ser informada conforme a tabela do IBGE (Branca, Preta, Parda, Indígena, Amarela);
  
'''O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "CONTATO", validando esta etapa e passando para próxima etapa
+
• A "Etnia" do paciente é obrigatório para raça "Indígena";
'''
 
  
  
 +
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("CONTATO").
  
  
= '''Cadastrar Dados de Contato do Paciente    ''' =
+
== '''Etapa 3 - Contato''' ==
  
{| class="wikitable"
+
Nesta etapa devem ser informados os dados de contato do novo paciente como mostra a imagem abaixo. O endereço e ao menos um telefone de contato são obrigatórios.
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar Dados de Contato do Paciente 
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar dados de contato de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
  
 
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa3.png|700px|center|nenhum|link=]]
• '''A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 3 no total de 7 etapas), entrar com os dados de contato do novo paciente'''
 
 
 
 
 
[[Arquivo:Cadastro-3de7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
Endereço de Contato
 
 
• País de moradia: país onde reside
 
 
• CEP: CEP válido de sua residência. É obrigatório caso campo anterior (Pais) seja “Brasil”. Após entrada do CEP, o sistema irá automaticamente preencher os campos tipo de logradouro, nome do logradouro, bairro, município e UF com valores default a partir da base
 
 
• Tipo Logradouro: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”
 
 
• Nome do Logradouro: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”
 
 
• Número: Número da residência, caso existente
 
 
• Complemento: Complemento da residência, caso existente
 
 
• Bairro: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”
 
  
Município: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”
+
No campo "País em que reside" deve ser informado o país em que o paciente reside. O valor padrão é “Brasil” porém pode ser alterado;
  
• UF: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”
+
Para os pacientes residentes no Brasil, será obrigatório o preenchimento dos campos: CEP, Tipo de Logradouro, Nome do Logradouro, Bairro, Município e UF;
  
E-mail de Contato: E-mail de contato do paciente. Deve ser um e-mail válido para regra de formação de e-mails
+
Após digitar a informação do "CEP", o sistema irá automaticamente preencher os campos Tipo de Logradouro, Nome do Logradouro, Bairro, Município e UF com valores vindos da base de dados dos Correios;
  
 +
• O campo "E-mail" deve ser preenchido com um e-mail de contato do paciente. Este campo não é obrigatório mas se preenchido deve ser um e-mail válido seguindo as regras de formação de e-mails.
  
Telefone de Contato: pelo menos 1 deve ser obrigatoriamente preenchido com
 
  
• Tipo: indica o tipo do telefone (fixo/celular)
+
Telefone de Contato:  
  
Código Internacional: Indica o código DDI (internacional) do telefone. O padrão é o código 55 (Brasil)
+
No 1º campo deve ser informado o tipo de telefone, se fixo ou celular;
  
Código Área: Indica o código DDD (local) do telefone
+
No 2º campo deve ser informado o código internacional (DDI). O padrão é o código 55 (Brasil);
  
Número: Indica o número propriamente dito do telefone
+
No 3º campo deve ser informado o código de área (DDD);
  
Complemento: Indica um complemento do telefone (ex: ramal) , caso existente
+
No 4º campo deve ser informado o número do telefone;
  
Nome Contato: Indica o nome do contato para este telefone
+
No 5ª campo pode se informado um complemento do telefone caso exista (ex: ramal);
  
Flag Principal: Indica se o telefone informado é o principal contato do paciente. Apenas 1 telefone informado pode ter esta marcação de principal
+
No 6º campo deve ser informado o nome do contato para este telefone;
  
 +
• A imagem de estrela do lado direito do último campo pode ser clicada para marcar o telefone como o telefone principal para contato com o paciente;
  
Após preenchimento de cada telefone de contato o usuário deve pressionar o botão “+”. Caso desejado eliminar um telefone já adicionado, basta clicar no “X” na linha do telefone a ser eliminado
+
• Para incluir outro telefone, o usuário deve pressionar o botão "Novo Telefone";
  
 +
• Para eliminar um telefone, o usuário deve pressionar o botão com imagem de lixeira ao lado do telefone que deseja eliminar.
  
'''O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "DIAGNÓSTICO” , validando esta etapa e passando para próxima etapa
 
'''
 
  
 +
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("DIAGNÓSTICO").
  
  
 +
== '''Etapa 4 - Diagnóstico''' ==
  
= '''Cadastrar Dados de Diagnóstico do Paciente  ''' =
+
Nesta etapa devem ser informados os dados de diagnóstico do novo paciente como mostra a imagem abaixo.
  
{| class="wikitable"
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa4.png|700px|center|nenhum|link=]]
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar dados de diagnóstico do paciente pelo Médico 
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar os dados de diagnóstico de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
 
 
 
 
• '''A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 4 no total de 7 etapas), entrar com os dados de diagnóstico do novo paciente'''
 
 
 
 
 
[[Arquivo:Cadastro-4de7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
  
• Data do Diagnóstico: este campo é obrigatório e contém a data do diagnóstico da doença
+
O campo "Data do Diagnóstico" é obrigatório e deve conter a data em que o paciente foi diagnosticado;
  
• CID: este campo é obrigatório e contém o CID (código internacional da doença). O mesmo deve ser buscado pela sua descrição ou código
+
O campo "CID" é obrigatório e deve ser informado o código internacional da doença. Caso não saiba o código internacional da doença, o usuário poderá fazer a busca digitando o nome da doença como mostra a tela abaixo;
  
• Contemplado na Portaria: informa se o CID é contemplado na portaria do Ministério da Saúde para transplante
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa4_Busca.png|700px|center|nenhum|link=]]
  
 +
• Se a CID informada estiver contemplada na portaria será exibida a imagem em cor laranja, caso contrário será exibida a imagem em cor cinza como mostra a imagem abaixo.
  
'''O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "EVOLUÇÃO” , validando esta etapa e passando para próxima etapa
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa4_Portaria.png|700px|center|nenhum|link=]]
'''
 
  
  
 +
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("EVOLUÇÃO”).
  
= '''Cadastrar Dados de Evolução Inicial do Paciente    ''' =
 
  
{| class="wikitable"
+
== '''Etapa 5 - Evolução''' ==
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar dados de evolução inicial do paciente pelo Médico 
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar os dados evolução inicial de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
  
 +
Nesta etapa devem ser informados os dados de evolução clínica do novo paciente como mostra tela abaixo.
  
• A '''partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 5 no total de 7 etapas), entrar com os dados de evolução inicial do novo paciente'''
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa5.png|700px|center|nenhum|link=]]
 
 
 
 
[[Arquivo:Cadastro-5de7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
  
  
• Peso (em Kg): este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com o peso atual do paciente
+
O "Peso" é obrigatório e deve ser preenchido com o peso atual do paciente em quilogramas;
 
 
• Altura (em metros): este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com a altura atual do paciente
 
  
Resultado CMV: este campo é obrigatório e deverá ser marcado  com positivo ou negativo
+
A "Altura" é obrigatória e deve ser preenchido com a altura atual do paciente em metros;
  
Estágio da Doença: este campo é obrigatório para alguns tipos de CIDs e indica o estágio da doença
+
O "Resultado CMV" é obrigatório e deve ser marcado como positivo ou negativo;
  
Existência de Transplante: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com existência ou não de algum transplante realizado anteriormente
+
O "Estágio da doença" é obrigatório para alguns tipos de CIDs;
  
Evolução da Condição do Paciente: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com “estável”, “melhora” ou “piora”
+
O campo "Condição do paciente" é obrigatório e deve ser preenchido com se "estável", "melhora" ou "piora";
  
Tratamento Anterior: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando o tratamento anterior do paciente
+
A "Existência de transplante prévio" é obrigatório e deve ser preenchido com existência ou não de algum transplante realizado anteriormente;
  
Tratamento Atual: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando o tratamento atual do paciente
+
O campo "Possui exame anticorpo" é obrigatório e caso seja respondido que sim serão solicitados a data de realização do exame e o resultado;
  
Condição Atual: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando as condições atuais do paciente
+
O campo "Tratamento Anterior" é obrigatório e deve ser preenchido com texto livre indicando o tratamento anterior do paciente;
  
 +
• O campo "Tratamento Atual" é obrigatório e deve ser preenchido com texto livre indicando o tratamento atual do paciente;
  
'''O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" da etapa de “EXAME” , validando esta etapa e passando para próxima etapa
+
O campo "Condição Atual" é obrigatório e deve ser preenchido com texto livre indicando as condições atuais do paciente;
'''
 
  
 +
• O médico também poderá fazer upload de arquivos com informações relevantes sobre a evolução do paciente, como laudos de exames por exemplo. Para isto deve clicar no botão "Selecione o arquivo".
  
  
 +
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("EXAME").
  
= '''Cadastrar Dados de Exames Iniciais do Paciente  ''' =
 
  
{| class="wikitable"
+
== '''Etapa 6 - Exame''' ==
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar dados de exames inicias do paciente pelo Médico
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar os dados de exame de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
  
 +
Nesta etapa devem ser informados os dados do exame de HLA do novo paciente como mostra tela abaixo.
  
• '''A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 6 no total de 7 etapas), entrar com os dados de exame do novo paciente'''
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa6.png|700px|center|nenhum|link=]]
 
 
[[Arquivo:Cadastro-6Ade7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
  
Data do Exame: este é obrigatório e contem a data em que o exame foi realizado
+
No campo "Laboratório" deve ser informado o laboratório que realizou o exame do paciente. Este campo é uma lista de laboratórios da rede de transplante de medula óssea. Caso o laboratório que realizou o exame não conste nesta lista, o usuário deve marcar a opção "Laboratório não consta na lista" e informar ao lado o nome do laboratório;
  
Metodologia: este campo é obrigatório e contém a(s) metodologia(s) utilizada(s). É possível adicionar mais de uma metodologia
+
O campo "Data da Coleta" é obrigatório e deve ser preenchido com a data em que o sangue do paciente foi coletado para realizar o exame;
  
Lócus: é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genérico. Este campo é obrigatório e formado por:
+
O campo "Data do Exame" é obrigatória e deve conter a data em que o exame foi realizado;
  
Primeiro valor de alelo: este campo é obrigatório e determina a primeira forma alternativa de um determinado gene. Os alelos devem ser válidos para os lócus em questão
+
• A "Metodologia" é obrigatória e devem ser mascadas as metodologias utilizadas na realização do exame;
  
Segundo valor de alelo: este campo é obrigatório e determina a segunda forma alternativa de um determinado gene. Os alelos devem ser válidos para os lócus em questão
+
• Após o campo "Metodologia" estão os campos que devem ser preenchidos com os valores dos loci. Os loci A*, B* e DRB1* são de preenchimento obrigatório;
  
Laudo: este campo é obrigatório para possibilitar anexar o laudo digitalizado ao exame cadastrado. As extensões de arquivos possíveis são PNG, JPEG, JPG, BMP e TIFF. O arquivo não deve ultrapassar de 5Mb e pode-se anexar no máximo 5 arquivos. É possível eliminar um arquivo erroneamente inserido clicando em “X” ao lado do arquivo a ser eliminado
+
O campo "Arquivos de laudo" é um campo obrigatório e possibilita anexar o laudo digitalizado, para isto pressione o botão "Selecionar arquivo". As extensões de arquivos possíveis são PNG, JPEG, JPG, BMP e TIFF. O arquivo não deve ultrapassar a 5Mb e podem ser anexados no máximo 5 arquivos. É possível eliminar um arquivo erroneamente inserido clicando em “X” ao lado do arquivo a ser eliminado.
  
  
'''O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de “AVALIAÇÃO”, validando esta etapa e passando para próxima etapa
+
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("AVALIAÇÃO").
'''
 
  
 +
== '''Etapa 7 - Avaliação''' ==
  
 +
Nesta etapa deve ser informado o Centro de Transplante que irá avaliar o paciente e a indicação se aceita ou não doadores com mismatch para o transplante.
  
 
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Etapa6_Mismatch.png|700px|center|nenhum|link=]]
= '''Cadastrar Dados de Avaliação do Paciente ''' =
 
 
 
{| class="wikitable"
 
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Cadastrar Dados de Avaliação do Paciente pelo Médico
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Cadastrar os dados de avaliação de um novo paciente no sistema
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
 
 
 
 
• '''A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 7 no total de 7 etapas), entrar com os dados de avaliação do novo paciente'''
 
 
 
[[Arquivo:Cadastro-7de7-Alterado.png|1000px|nenhum]]
 
  
 
<br />
 
<br />
  
Motivo do Cadastro: este campo é obrigatório e deve conter: transplante aparentado ou transplante não aparentado
+
O campo "Centro Avaliador" possui a lista de todos os Centros de Transplantes. O médico deve escolher o centro o qual será responsável pela avaliação do novo paciente;
 
 
 
 
No caso de marcação de cadastro para “Não Aparentado” as seguintes informações deverão ser preenchidas:
 
 
 
• Aceita mismatch de busca: informação se é aceito um mismatch de busca ou se a busca deve achar apenas compatibilidade total
 
  
Centro de Avaliação:  informa o Centro de Avaliação para o processo de transplante
+
O campo "Aceita mismatch de busca" deve ser preenchido com a informação se serão aceitos para o transplante doadores com mismatch ou não. Caso a resposta seja sim, será necessário informar os loci onde o mismatch é aceito;
  
• Centro Transplantador:  informa o Centro Transplantador para o processo de transplante.  O mesmo não pode ser igual ao centro de avaliação
 
  
 +
O usuário deve pressionar o botão "FINALIZAR" para que esta etapa seja validada e para que todos os dados do novo paciente sejam salvos. Ao final o sistema exibirá o número do RMR do novo paciente.
  
'''Após preenchimento dos dados acima, o usuário deverá pressionar o botão “FINALIZAR” e o sistema apresentará o resultado da operação'''
+
= '''Continuar último preenchimento não salvo de cadastro de paciente  ''' =
  
 +
Esta funcionalidade do sistema permite recuperar as informações do último paciente o qual o médico estava registrando porém não salvou. Caso tenha alguma ocorrência de cadastro preenchido mas não salvo, ao entrar novamente na opção "Cadastrar Paciente" a tela abaixo será apresentada.
  
= '''Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente  ''' =
+
[[Arquivo:Cadastro_Paciente_Recupera.png|700px|center|nenhum|link=]]
  
{| class="wikitable"
 
|-
 
| '''Título da Funcionalidade''' || Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente
 
|-
 
| '''Descrição Sumária''' || Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente
 
|-
 
| '''Lista de Perfis Autorizados''' || Médico
 
|-
 
| '''Pré-Requisitos''' || Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
 
|-
 
| '''Observações''' || Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento
 
|}
 
  
Esta funcionalidade do sistema permite recuperar o rascunho do último paciente entrado pelo usuário (Médico) porém não salvo. O sistema neste caso permite recuperar o rascunho dos dados entrados ou decartar os dados para novo cadastro de paciente. A tela abaixo é apresentada:
+
• O médico tem a opção de recuperar ou não as informações;
  
[[Arquivo:Tela-Draft.png|1000px|nenhum]]
+
• Isto é possível porque durante o preenchimento do cadastro o sistema salva automaticamente as informações de tempo em tempo;
  
o usuário (Médico) deverá selecionar se deseja continuar o cadastro do paciente anteriormente iniciado (e ainda não salvo para busca) pressionando "SIM", ou descartar os dados e iniciar o cadastro de um novo paciente , pressionando "NÃO".  
+
• Cada usuário pode ter apenas um cadastro nesta situação.
  
O Médico somente pode ter 1 paciente em rascunho não salvo e o mesmo é salvo automaticamente pelo sistema , de tempo em tempo,  após última tentativa de cadastro de paciente pelo Médico'''
 
 
<br />
 
<br />

Edição atual tal como às 19h36min de 1 de abril de 2019

Esta opção permite ao médico cadastrar um novo paciente. Este cadastro está distribuído em sete telas que chamamos aqui de etapas.

Ainda nesta opção é possível recuperar os dados da última tentativa de cadastro de paciente não salvo. Ou seja, se por algum motivo foi necessário sair deste cadastro sem finalizar todas as etapas e salvar, ao entrar novamente nesta opção o sistema permitirá recuperar os dados digitados.


Etapas do Cadastro de Paciente

Etapa 1 - Identificação

Nesta etapa devem ser informados os dados de identificação do novo paciente como mostra a imagem abaixo.

Cadastro Paciente Etapa1.png


• A "Data de Nascimento" deve ser anterior à data atual;

• O "CPF" ou "CNS" (Carteira Nacional de Saúde) deve ser preenchido para os pacientes com mais de 18 anos. Para os pacientes menores de 18 anos que não possuem nenhuma das duas informações, serão solicitadas as informações do responsável;

• O "Nome do Paciente" deve ser informado sem abreviaturas, sem algarismos e sempre em caixa alta. O sistema aceita acentuação;

• O "Nome da Mãe" é de preenchimento obrigatório quando o paciente for menor de 18 anos e não possuir CPF e CNS. Caso não tenha esta informação deverá ser marcado o próximo campo indicando que a mãe é desconhecida;

• O campo "Mãe Desconhecida" deve ser marcado caso não se tenha informação sobre o nome da mãe do paciente;

• Os campos "CPF do Responsável", "Nome do Responsável" e "Parentesco" são obrigatórios para pacientes menores de 18 anos que não possuem CPF e CNS.


O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("DADOS PESSOAIS”).


Etapa 2 - Dados Pessoais

Nesta etapa devem ser informados os dados pessoais do novo paciente como mostra a imagem abaixo.

Cadastro Paciente Etapa2.png


• O campo "Sexo" deve ser preenchido com o sexo biológico do paciente para fins médicos (masculino/feminino);

• No campo "Nacionalidade" o valor padrão é “Brasil” porém pode ser alterado;

• A "Naturalidade" é obrigatória para os pacientes cuja "Nacionalidade" é "Brasil";

• No campo "ABO" deve ser informado o tipo sanguíneo do paciente (A-, B-, AB-, O-, A+, B+, AB+, O+);

• A "Raça" do paciente deve ser informada conforme a tabela do IBGE (Branca, Preta, Parda, Indígena, Amarela);

• A "Etnia" do paciente é obrigatório para raça "Indígena";


O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("CONTATO").


Etapa 3 - Contato

Nesta etapa devem ser informados os dados de contato do novo paciente como mostra a imagem abaixo. O endereço e ao menos um telefone de contato são obrigatórios.

Cadastro Paciente Etapa3.png


• No campo "País em que reside" deve ser informado o país em que o paciente reside. O valor padrão é “Brasil” porém pode ser alterado;

• Para os pacientes residentes no Brasil, será obrigatório o preenchimento dos campos: CEP, Tipo de Logradouro, Nome do Logradouro, Bairro, Município e UF;

• Após digitar a informação do "CEP", o sistema irá automaticamente preencher os campos Tipo de Logradouro, Nome do Logradouro, Bairro, Município e UF com valores vindos da base de dados dos Correios;

• O campo "E-mail" deve ser preenchido com um e-mail de contato do paciente. Este campo não é obrigatório mas se preenchido deve ser um e-mail válido seguindo as regras de formação de e-mails.


Telefone de Contato:

• No 1º campo deve ser informado o tipo de telefone, se fixo ou celular;

• No 2º campo deve ser informado o código internacional (DDI). O padrão é o código 55 (Brasil);

• No 3º campo deve ser informado o código de área (DDD);

• No 4º campo deve ser informado o número do telefone;

• No 5ª campo pode se informado um complemento do telefone caso exista (ex: ramal);

• No 6º campo deve ser informado o nome do contato para este telefone;

• A imagem de estrela do lado direito do último campo pode ser clicada para marcar o telefone como o telefone principal para contato com o paciente;

• Para incluir outro telefone, o usuário deve pressionar o botão "Novo Telefone";

• Para eliminar um telefone, o usuário deve pressionar o botão com imagem de lixeira ao lado do telefone que deseja eliminar.


O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("DIAGNÓSTICO").


Etapa 4 - Diagnóstico

Nesta etapa devem ser informados os dados de diagnóstico do novo paciente como mostra a imagem abaixo.

Cadastro Paciente Etapa4.png


• O campo "Data do Diagnóstico" é obrigatório e deve conter a data em que o paciente foi diagnosticado;

• O campo "CID" é obrigatório e deve ser informado o código internacional da doença. Caso não saiba o código internacional da doença, o usuário poderá fazer a busca digitando o nome da doença como mostra a tela abaixo;

Cadastro Paciente Etapa4 Busca.png

• Se a CID informada estiver contemplada na portaria será exibida a imagem em cor laranja, caso contrário será exibida a imagem em cor cinza como mostra a imagem abaixo.

Cadastro Paciente Etapa4 Portaria.png


O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("EVOLUÇÃO”).


Etapa 5 - Evolução

Nesta etapa devem ser informados os dados de evolução clínica do novo paciente como mostra tela abaixo.

Cadastro Paciente Etapa5.png



• O "Peso" é obrigatório e deve ser preenchido com o peso atual do paciente em quilogramas;

• A "Altura" é obrigatória e deve ser preenchido com a altura atual do paciente em metros;

• O "Resultado CMV" é obrigatório e deve ser marcado como positivo ou negativo;

• O "Estágio da doença" é obrigatório para alguns tipos de CIDs;

• O campo "Condição do paciente" é obrigatório e deve ser preenchido com se "estável", "melhora" ou "piora";

• A "Existência de transplante prévio" é obrigatório e deve ser preenchido com existência ou não de algum transplante realizado anteriormente;

• O campo "Possui exame anticorpo" é obrigatório e caso seja respondido que sim serão solicitados a data de realização do exame e o resultado;

• O campo "Tratamento Anterior" é obrigatório e deve ser preenchido com texto livre indicando o tratamento anterior do paciente;

• O campo "Tratamento Atual" é obrigatório e deve ser preenchido com texto livre indicando o tratamento atual do paciente;

• O campo "Condição Atual" é obrigatório e deve ser preenchido com texto livre indicando as condições atuais do paciente;

• O médico também poderá fazer upload de arquivos com informações relevantes sobre a evolução do paciente, como laudos de exames por exemplo. Para isto deve clicar no botão "Selecione o arquivo".


O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("EXAME").


Etapa 6 - Exame

Nesta etapa devem ser informados os dados do exame de HLA do novo paciente como mostra tela abaixo.

Cadastro Paciente Etapa6.png


• No campo "Laboratório" deve ser informado o laboratório que realizou o exame do paciente. Este campo é uma lista de laboratórios da rede de transplante de medula óssea. Caso o laboratório que realizou o exame não conste nesta lista, o usuário deve marcar a opção "Laboratório não consta na lista" e informar ao lado o nome do laboratório;

• O campo "Data da Coleta" é obrigatório e deve ser preenchido com a data em que o sangue do paciente foi coletado para realizar o exame;

• O campo "Data do Exame" é obrigatória e deve conter a data em que o exame foi realizado;

• A "Metodologia" é obrigatória e devem ser mascadas as metodologias utilizadas na realização do exame;

• Após o campo "Metodologia" estão os campos que devem ser preenchidos com os valores dos loci. Os loci A*, B* e DRB1* são de preenchimento obrigatório;

• O campo "Arquivos de laudo" é um campo obrigatório e possibilita anexar o laudo digitalizado, para isto pressione o botão "Selecionar arquivo". As extensões de arquivos possíveis são PNG, JPEG, JPG, BMP e TIFF. O arquivo não deve ultrapassar a 5Mb e podem ser anexados no máximo 5 arquivos. É possível eliminar um arquivo erroneamente inserido clicando em “X” ao lado do arquivo a ser eliminado.


O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("AVALIAÇÃO").

Etapa 7 - Avaliação

Nesta etapa deve ser informado o Centro de Transplante que irá avaliar o paciente e a indicação se aceita ou não doadores com mismatch para o transplante.

Cadastro Paciente Etapa6 Mismatch.png


• O campo "Centro Avaliador" possui a lista de todos os Centros de Transplantes. O médico deve escolher o centro o qual será responsável pela avaliação do novo paciente;

• O campo "Aceita mismatch de busca" deve ser preenchido com a informação se serão aceitos para o transplante doadores com mismatch ou não. Caso a resposta seja sim, será necessário informar os loci onde o mismatch é aceito;


O usuário deve pressionar o botão "FINALIZAR" para que esta etapa seja validada e para que todos os dados do novo paciente sejam salvos. Ao final o sistema exibirá o número do RMR do novo paciente.

Continuar último preenchimento não salvo de cadastro de paciente

Esta funcionalidade do sistema permite recuperar as informações do último paciente o qual o médico estava registrando porém não salvou. Caso tenha alguma ocorrência de cadastro preenchido mas não salvo, ao entrar novamente na opção "Cadastrar Paciente" a tela abaixo será apresentada.

Cadastro Paciente Recupera.png


• O médico tem a opção de recuperar ou não as informações;

• Isto é possível porque durante o preenchimento do cadastro o sistema salva automaticamente as informações de tempo em tempo;

• Cada usuário pode ter apenas um cadastro nesta situação.