Padrões de Desenvolvimento
Esta seção descreve as melhores práticas, ferramentas e orientações que são adotadas pela equipe de desenvolvimento do sistema Redome.
Índice
- 1 Contrato Social da Equipe
- 2 Padrões
- 3 Arquitetura do Sistema:
- 4 Mapeamento das Permissões dos Perfis
- 5 Dicionário de Dados
- 6 Ferramentas & Frameworks para:
- 7 Orientações para:
- 7.1 Configurar o ambiente de desenvolvimento
- 7.2 Controlar as mudanças feitas no código (GIT)
- 7.3 Realizar a revisão do código-fonte
- 7.4 Organizar a estrutura do código-fonte
- 7.5 Efetuar correções de bugs em produção/homologação
- 7.6 Como acessar o Build Pipeline
- 7.7 Configurar container Kubernete da Wiki Redome
Contrato Social da Equipe
Padrões
Banco de Dados
Padronização de nomenclatura de estrutura de dados e diretrizes para a criação de qualquer objeto no banco de dados tal como tabelas, colunas, chaves primárias, estrangeiras, índices, dentre outros.
[ Mostrar Padrão ]
Codificação
Convenções de codificação para o desenvolvimento do backend (Java) e frontend (Angular) do sistema Redome. Esse padrão define as regras de como o código-fonte deve ser escrito.
[ Mostrar Padrão ]
Documentação
Diretrizes para documentar o código-fonte de modo a explicar O QUE faz cada classe e método do sistema Redome. A documentação não pretende explicar COMO cada método faz o que faz, porque o desenvolvedor interessado nesse assunto deve ser capaz de ler o código-fonte.
[ Mostrar Padrão ]
Testes Unitários
Padrão para escrever os testes unitários automatizados e orientação para utilização da técnica de desenvolvimento dirigido por testes (TDD).
[ Mostrar Padrão ]
Arquitetura do Sistema:
Este seção detalha as diretrizes de arquitetura que nortearam o desenvolvimento do sistema e aprenta a visão geral da arquitetura da solução do Projeto de Modernização do Redome, expondo as perspectivas funcionais e não funcionais relacionadas à solução.
A arquitetura de sistemas é responsável por conceituar e representar os componentes de software, suas propriedades externas e relacionamentos, bem como os direcionadores que justificam sua existência dentro da solução proposta.
Visão Geral
Esta seção descreve o contexto do projeto, os processos de negócio envolvidos e detalha como o sistema computacional está organizado em termos de seus componentes de software.
[ Ler Mais ]
Requisitos não funcionais
Os Requerimentos não funcionais remetem a aspectos que, embora não afetem diretamente as funcionalidades do sistema sob a ótica de negócio dos usuários, pode ter um profundo efeito na forma como o sistema é aceito pelos usuários e pessoas que dão suporte ao sistema.
[ Ler Mais ]
Princípios de Arquitetura
Nesta seção estão descritos os princípios de arquitetura para o sistema computacional objeto deste projeto. Tais princípios são definições de alto nível de valores fundamentais, regras gerais e diretrizes que orientam o processo de tomada de decisões técnicas, servindo de base para a arquitetura e desenvolvimento deste sistema.
[ Ler Mais ]
Modelo Operacional
O modelo operacional tem por objetivo definir e documentar a forma como os componentes do sistema serão desenvolvidos e distribuídos em nós, junto com as conexões necessárias para suportar as interações requeridas por estes, de forma a atender os requerimentos funcionais e não funcionais da solução, considerando as restrições de tecnologia.
[ Ler Mais ]
Decisões de Arquitetura
Esta seção reune e apresentar as decisões arquiteturais relacionadas ao projeto, detalhando as razões e justificativas que motivaram cada decisão.
[ Ler Mais ]
Mapeamento das Permissões dos Perfis
[ Permissões ]
Dicionário de Dados
Ferramentas & Frameworks para:
A seguir estão detalhadas as ferramentas utilizadas no processo de desenvolvimento do sistema Redome.
Realizar Teste de Software
[ Ler Mais ]