Cadastrar Paciente

De Redome
Revisão de 20h38min de 10 de janeiro de 2019 por Sheila.prado (discussão | contribs) (Cadastrar Dados de Identificação do Paciente)
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O Cadastro de Paciente é realizado pelo médico para que o paciente possa iniciar uma busca de compatibilidade para realização do transplante. O cadastro é composto de 7 etapas conforme abaixo dividido.

O item 8 diz respeito a uma funcionalidade do sistema de recuperar o rascunho do último paciente entrado pelo usuário (Médico) porém não salvo. O sistema neste caso permite recuperar o rascunho dos dados entrados ou decartar os dados para novo cadastro de paciente.


Cadastrar Dados de Identificação do Paciente

A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 1 no total de 7 etapas), entrar com os dados de identificação do novo paciente

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• Data de Nascimento: a data deve ser anterior à data atual

• CPF ou SUS/CNS (Carteira Nacional de Saúde): Pelo menos 1 deles deve ser preenchido caso paciente com mais de 18 anos. Se o paciente for menor de 18 anos e não tiver preenchido CPF ou SUS/CNS, deverá ser preenchido dados do responsável

Obs: será verificado se o paciente já tem CPF cadastrado anteriormente

• Nome do Paciente: texto sem abreviaturas, sem algarismos e sempre em caixa alta. O sistema aceita acentuação

• Nome da Mãe: obrigatório o preenchimento. Caso não se tenha esta informação deverá ser marcado o próximo campo indicando que mãe é inexistente

• Mae Inexistente: Marcado caso não se tenha informação sobre o nome da mãe do paciente

• CPF do Responsável, Nome do Responsável e Parentesco: obrigatório caso o paciente tenha menos de 18 anos e o CPF ou CNS/SUS não tiver sido preenchido


O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "DADOS PESSOAIS” , validando esta etapa e passando para próxima etapa

Cadastrar Dados Pessoais do Paciente

Título da Funcionalidade Cadastrar Dados Pessoais do Paciente
Descrição Sumária Cadastrar dados pessoais de um novo paciente no sistema
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento

A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 2 no total de 7 etapas), entrar com os dados pessoais do novo paciente


Cadastro-2de7-Alterado.png


• Sexo: Sexo biológico do paciente para fins médicos (masculino/feminino)

• Nacionalidade: o valor padrão é “Brasil”

• Naturalidade: obrigatório caso o campo anterior (Nacionalidade) seja “Brasil”

• ABO: Tipo sanguíneo do paciente (A-, B-, AB-, O-, A+, B+, AB+, O+)

• Raça: Raça do paciente baseado no IBGE (Branca, Preta, Parda, Indígena, Amarela)

• Etnia: Etnia do paciente. É obrigatório caso a raça (campo anterior) seja “Indígena”

O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "CONTATO", validando esta etapa e passando para próxima etapa



Cadastrar Dados de Contato do Paciente

Título da Funcionalidade Cadastrar Dados de Contato do Paciente
Descrição Sumária Cadastrar dados de contato de um novo paciente no sistema
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento


A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 3 no total de 7 etapas), entrar com os dados de contato do novo paciente


Cadastro-3de7-Alterado.png


Endereço de Contato

• País de moradia: país onde reside

• CEP: CEP válido de sua residência. É obrigatório caso campo anterior (Pais) seja “Brasil”. Após entrada do CEP, o sistema irá automaticamente preencher os campos tipo de logradouro, nome do logradouro, bairro, município e UF com valores default a partir da base

• Tipo Logradouro: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”

• Nome do Logradouro: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”

• Número: Número da residência, caso existente

• Complemento: Complemento da residência, caso existente

• Bairro: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”

• Município: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”

• UF: É obrigatório caso campo Pais seja “Brasil”

• E-mail de Contato: E-mail de contato do paciente. Deve ser um e-mail válido para regra de formação de e-mails


Telefone de Contato: pelo menos 1 deve ser obrigatoriamente preenchido com

• Tipo: indica o tipo do telefone (fixo/celular)

• Código Internacional: Indica o código DDI (internacional) do telefone. O padrão é o código 55 (Brasil)

• Código Área: Indica o código DDD (local) do telefone

• Número: Indica o número propriamente dito do telefone

• Complemento: Indica um complemento do telefone (ex: ramal) , caso existente

• Nome Contato: Indica o nome do contato para este telefone

• Flag Principal: Indica se o telefone informado é o principal contato do paciente. Apenas 1 telefone informado pode ter esta marcação de principal


Após preenchimento de cada telefone de contato o usuário deve pressionar o botão “+”. Caso desejado eliminar um telefone já adicionado, basta clicar no “X” na linha do telefone a ser eliminado


O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "DIAGNÓSTICO” , validando esta etapa e passando para próxima etapa



Cadastrar Dados de Diagnóstico do Paciente

Título da Funcionalidade Cadastrar dados de diagnóstico do paciente pelo Médico
Descrição Sumária Cadastrar os dados de diagnóstico de um novo paciente no sistema
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento


A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 4 no total de 7 etapas), entrar com os dados de diagnóstico do novo paciente


Cadastro-4de7-Alterado.png


• Data do Diagnóstico: este campo é obrigatório e contém a data do diagnóstico da doença

• CID: este campo é obrigatório e contém o CID (código internacional da doença). O mesmo deve ser buscado pela sua descrição ou código

• Contemplado na Portaria: informa se o CID é contemplado na portaria do Ministério da Saúde para transplante


O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "EVOLUÇÃO” , validando esta etapa e passando para próxima etapa


Cadastrar Dados de Evolução Inicial do Paciente

Título da Funcionalidade Cadastrar dados de evolução inicial do paciente pelo Médico
Descrição Sumária Cadastrar os dados evolução inicial de um novo paciente no sistema
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento


• A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 5 no total de 7 etapas), entrar com os dados de evolução inicial do novo paciente


Cadastro-5de7-Alterado.png



• Peso (em Kg): este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com o peso atual do paciente

• Altura (em metros): este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com a altura atual do paciente

• Resultado CMV: este campo é obrigatório e deverá ser marcado com positivo ou negativo

• Estágio da Doença: este campo é obrigatório para alguns tipos de CIDs e indica o estágio da doença

• Existência de Transplante: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com existência ou não de algum transplante realizado anteriormente

• Evolução da Condição do Paciente: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com “estável”, “melhora” ou “piora”

• Tratamento Anterior: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando o tratamento anterior do paciente

• Tratamento Atual: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando o tratamento atual do paciente

• Condição Atual: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando as condições atuais do paciente


O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" da etapa de “EXAME” , validando esta etapa e passando para próxima etapa



Cadastrar Dados de Exames Iniciais do Paciente

Título da Funcionalidade Cadastrar dados de exames inicias do paciente pelo Médico
Descrição Sumária Cadastrar os dados de exame de um novo paciente no sistema
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento


A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 6 no total de 7 etapas), entrar com os dados de exame do novo paciente

Cadastro-6Ade7-Alterado.png


• Data do Exame: este é obrigatório e contem a data em que o exame foi realizado

• Metodologia: este campo é obrigatório e contém a(s) metodologia(s) utilizada(s). É possível adicionar mais de uma metodologia

• Lócus: é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genérico. Este campo é obrigatório e formado por:

Primeiro valor de alelo: este campo é obrigatório e determina a primeira forma alternativa de um determinado gene. Os alelos devem ser válidos para os lócus em questão

Segundo valor de alelo: este campo é obrigatório e determina a segunda forma alternativa de um determinado gene. Os alelos devem ser válidos para os lócus em questão

• Laudo: este campo é obrigatório para possibilitar anexar o laudo digitalizado ao exame cadastrado. As extensões de arquivos possíveis são PNG, JPEG, JPG, BMP e TIFF. O arquivo não deve ultrapassar de 5Mb e pode-se anexar no máximo 5 arquivos. É possível eliminar um arquivo erroneamente inserido clicando em “X” ao lado do arquivo a ser eliminado


O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de “AVALIAÇÃO”, validando esta etapa e passando para próxima etapa



Cadastrar Dados de Avaliação do Paciente

Título da Funcionalidade Cadastrar Dados de Avaliação do Paciente pelo Médico
Descrição Sumária Cadastrar os dados de avaliação de um novo paciente no sistema
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento


A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 7 no total de 7 etapas), entrar com os dados de avaliação do novo paciente

Cadastro-7de7-Alterado.png


• Motivo do Cadastro: este campo é obrigatório e deve conter: transplante aparentado ou transplante não aparentado


No caso de marcação de cadastro para “Não Aparentado” as seguintes informações deverão ser preenchidas:

• Aceita mismatch de busca: informação se é aceito um mismatch de busca ou se a busca deve achar apenas compatibilidade total

• Centro de Avaliação: informa o Centro de Avaliação para o processo de transplante

• Centro Transplantador: informa o Centro Transplantador para o processo de transplante. O mesmo não pode ser igual ao centro de avaliação


Após preenchimento dos dados acima, o usuário deverá pressionar o botão “FINALIZAR” e o sistema apresentará o resultado da operação


Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente

Título da Funcionalidade Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente
Descrição Sumária Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente
Lista de Perfis Autorizados Médico
Pré-Requisitos Executar com sucesso a funcionalidade “1-Autenticar Usuário no Sistema” com o perfil de médico
Observações Esta funcionalidade é realizada em conjunto com outros dados de cadastro do paciente, mas está aqui dividida para facilitar o entendimento

• Esta funcionalidade do sistema permite recuperar o rascunho do último paciente entrado pelo usuário (Médico) porém não salvo. O sistema neste caso permite recuperar o rascunho dos dados entrados ou decartar os dados para novo cadastro de paciente. A tela abaixo é apresentada:

Tela-Draft.png

o usuário (Médico) deverá selecionar se deseja continuar o cadastro do paciente anteriormente iniciado (e ainda não salvo para busca) pressionando "SIM", ou descartar os dados e iniciar o cadastro de um novo paciente , pressionando "NÃO".

O Médico somente pode ter 1 paciente em rascunho não salvo e o mesmo é salvo automaticamente pelo sistema , de tempo em tempo, após última tentativa de cadastro de paciente pelo Médico