Cadastrar Paciente
Esta opção permite ao médico cadastrar um novo paciente. Este cadastro está distribuído em sete telas que chamamos aqui de etapas.
Ainda nesta opção é possível recuperar os dados da última tentativa de cadastro de paciente não salvo. Ou seja, se por algum motivo foi necessário sair deste cadastro sem finalizar todas as etapas e salvar, ao entrar novamente nesta opção o sistema permitirá recuperar os dados digitados.
Índice
[ocultar]Etapas do Cadastro de Paciente
Etapa 1 - Identificação
Nesta etapa devem ser informados os dados de identificação do novo paciente como mostra a imagem abaixo.
• A "Data de Nascimento" deve ser anterior à data atual;
• O "CPF" ou "CNS" (Carteira Nacional de Saúde) deve ser preenchido para os pacientes com mais de 18 anos. Para os pacientes menores de 18 anos que não possuem nenhuma das duas informações, serão solicitadas as informações do responsável;
• O "Nome do Paciente" deve ser informado sem abreviaturas, sem algarismos e sempre em caixa alta. O sistema aceita acentuação;
• O "Nome da Mãe" é de preenchimento obrigatório, porém caso não tenha esta informação deverá ser marcado o próximo campo indicando que a mãe é desconhecida;
• O campo "Mãe Desconhecida" deve ser marcado caso não se tenha informação sobre o nome da mãe do paciente;
• Os campos "CPF do Responsável", "Nome do Responsável" e "Parentesco" é obrigatório para pacientes menores de 18 anos que não possuem CPF e CNS.
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("DADOS PESSOAIS”).
Etapa 2 - Dados Pessoais
Nesta etapa devem ser informados os dados pessoais do novo paciente como mostra a imagem abaixo.
• O campo "Sexo" deve ser preenchido com o sexo biológico do paciente para fins médicos (masculino/feminino);
• No campo "Nacionalidade" o valor padrão é “Brasil” porém pode ser alterado;
• A "Naturalidade" é obrigatória para os pacientes cuja "Nacionalidade" é "Brasil";
• No campo "ABO" deve ser informado o tipo sanguíneo do paciente (A-, B-, AB-, O-, A+, B+, AB+, O+);
• A "Raça" do paciente deve ser informada conforme a tabela do IBGE (Branca, Preta, Parda, Indígena, Amarela);
• A "Etnia" do paciente é obrigatório para raça "Indígena";
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("CONTATO").
Etapa 3 - Contato
Nesta etapa devem ser informados os dados de contato do novo paciente como mostra a imagem abaixo. O endereço e ao menos um telefone de contato são obrigatórios.
• No campo "País em que reside" deve ser informado o país em que o paciente reside. O valor padrão é “Brasil” porém pode ser alterado;
• Para os pacientes residentes no Brasil, será obrigatório o preenchimento dos campos: CEP, Tipo de Logradouro, Nome do Logradouro, Bairro, Município e UF;
• Após digitar a informação do "CEP", o sistema irá automaticamente preencher os campos Tipo de Logradouro, Nome do Logradouro, Bairro, Município e UF com valores vindos da base de dados dos Correios;
• O campo "E-mail" deve ser preenchido com um e-mail de contato do paciente. Este campo não é obrigatório mas se preenchido deve ser um e-mail válido seguindo as regras de formação de e-mails.
Telefone de Contato:
• 1º campo deve ser informado o tipo de telefone, se fixo ou celular;
• 2º campo deve ser informado o código internacional (DDI). O padrão é o código 55 (Brasil);
• 3º campo deve ser informado o código de área (DDD);
• 4º campo deve ser informado o número do telefone;
• 5ª campo deve ser um complemento do telefone (ex: ramal) , caso existente
• 6º campo Nome Contato: Indica o nome do contato para este telefone
• A imagem de estrela do lado direito do último campo pode ser clicada para marcar o telefone como o telefone principal para contato com o paciente.
• Para incluir outro telefone, o usuário deve pressionar o botão "Novo Telefone";
• Para eliminar um telefone, o usuário deve pressionar o botão "Novo Telefone";
O usuário deve pressionar o botão "PRÓXIMO" para que esta etapa seja validada e assim passar para próxima etapa ("DIAGNÓSTICO").
Etapa 4 - Diagnóstico
A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 4 no total de 7 etapas), entrar com os dados de diagnóstico do novo paciente
• Data do Diagnóstico: este campo é obrigatório e contém a data do diagnóstico da doença
• CID: este campo é obrigatório e contém o CID (código internacional da doença). O mesmo deve ser buscado pela sua descrição ou código
• Contemplado na Portaria: informa se o CID é contemplado na portaria do Ministério da Saúde para transplante
O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de "EVOLUÇÃO” , validando esta etapa e passando para próxima etapa
Evolução
• A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 5 no total de 7 etapas), entrar com os dados de evolução inicial do novo paciente
• Peso (em Kg): este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com o peso atual do paciente
• Altura (em metros): este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com a altura atual do paciente
• Resultado CMV: este campo é obrigatório e deverá ser marcado com positivo ou negativo
• Estágio da Doença: este campo é obrigatório para alguns tipos de CIDs e indica o estágio da doença
• Existência de Transplante: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com existência ou não de algum transplante realizado anteriormente
• Evolução da Condição do Paciente: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com “estável”, “melhora” ou “piora”
• Tratamento Anterior: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando o tratamento anterior do paciente
• Tratamento Atual: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando o tratamento atual do paciente
• Condição Atual: este campo é obrigatório e deverá ser preenchido com texto livre indicando as condições atuais do paciente
O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" da etapa de “EXAME” , validando esta etapa e passando para próxima etapa
Exame
• A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 6 no total de 7 etapas), entrar com os dados de exame do novo paciente
• Data do Exame: este é obrigatório e contem a data em que o exame foi realizado
• Metodologia: este campo é obrigatório e contém a(s) metodologia(s) utilizada(s). É possível adicionar mais de uma metodologia
• Lócus: é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genérico. Este campo é obrigatório e formado por:
Primeiro valor de alelo: este campo é obrigatório e determina a primeira forma alternativa de um determinado gene. Os alelos devem ser válidos para os lócus em questão
Segundo valor de alelo: este campo é obrigatório e determina a segunda forma alternativa de um determinado gene. Os alelos devem ser válidos para os lócus em questão
• Laudo: este campo é obrigatório para possibilitar anexar o laudo digitalizado ao exame cadastrado. As extensões de arquivos possíveis são PNG, JPEG, JPG, BMP e TIFF. O arquivo não deve ultrapassar de 5Mb e pode-se anexar no máximo 5 arquivos. É possível eliminar um arquivo erroneamente inserido clicando em “X” ao lado do arquivo a ser eliminado
O usuário (Médico) deve pressionar o botão "PROXIMO" para etapa de “AVALIAÇÃO”, validando esta etapa e passando para próxima etapa
Avaliação
• A partir da tela abaixo, o usuário (Médico) deverá nesta etapa do cadastro do paciente (etapa 7 no total de 7 etapas), entrar com os dados de avaliação do novo paciente
• Motivo do Cadastro: este campo é obrigatório e deve conter: transplante aparentado ou transplante não aparentado
No caso de marcação de cadastro para “Não Aparentado” as seguintes informações deverão ser preenchidas:
• Aceita mismatch de busca: informação se é aceito um mismatch de busca ou se a busca deve achar apenas compatibilidade total
• Centro de Avaliação: informa o Centro de Avaliação para o processo de transplante
• Centro Transplantador: informa o Centro Transplantador para o processo de transplante. O mesmo não pode ser igual ao centro de avaliação
•Após preenchimento dos dados acima, o usuário deverá pressionar o botão “FINALIZAR” e o sistema apresentará o resultado da operação
Continuar Último Preenchimento Não Salvo de Cadastro de Paciente
• Esta funcionalidade do sistema permite recuperar o rascunho do último paciente entrado pelo usuário (Médico) porém não salvo. O sistema neste caso permite recuperar o rascunho dos dados entrados ou decartar os dados para novo cadastro de paciente. A tela abaixo é apresentada:
o usuário (Médico) deverá selecionar se deseja continuar o cadastro do paciente anteriormente iniciado (e ainda não salvo para busca) pressionando "SIM", ou descartar os dados e iniciar o cadastro de um novo paciente , pressionando "NÃO".
O Médico somente pode ter 1 paciente em rascunho não salvo e o mesmo é salvo automaticamente pelo sistema , de tempo em tempo, após última tentativa de cadastro de paciente pelo Médico